
"Quando eu vim lá da Bahia
Eu trouxe meu patuá
Terreiro que tem mironga
Baiano vai mirongar."
Baiana Maria do Balaio



Baiano Pai Mané
Baiano Zé dos Cocos

BAIANOS
Os Baianos são alegres, descontraídos e muito bons doutrinadores, também são muito atuantes na quebra de demandas sendo inclusive muito conhecida a chamada " virada de Baianos", que acontece quando os Baianos "viram" na Esquerda. O que quer dizer que neste momento dão uma atenção especial aos trabalhos da Esquerda, fazendo nesta "virada" uma quebra das energias negativas que chega, pela "esquerda" do médium e da tenda onde trabalha.
Atuam sob a irradiação de Iansã, embora existam Baianos de todos os Orixás. São bastante ativos, movimentadores, irriquietos, despachados e descontraídos. Sua dança tem movimentos característicos com gingadas, "pisadas" e giros que dissolvem as energias densas acumuladas no ambiente e nas pessoas. Sabem ouvir, dar bons conselhos e levantar o ânimos dos entristecidos. Neste caso, conversam bastante, falando baixo e mansamente, transmitindo conforto e segurança ao consulente. São consoladores por natureza.
Os Baianos nos contagiam com suas energias de alegria e de firmeza, e nos ensinam a perseverar diante dos obstáculos, através de sua magia peculiar e das suas brincadeiras sadias. Médiuns introspectivos, quando incorporados de seu Baiano(ou Baiana) acabam se libertando e demonstrando alegria e descontração.
Os Baianos nos ensinam muitas coisas. Seu magnetismo, entre outras coisas, estimula cada pessoa a não estagnar diante dos problemas, não lastimar mas agradecer pela vida e ir em frente; a confiar em si e na Providência Divina e montar um plano de ação para começar a resolver pendências; a cuidar bem de sim mesmo; manter bons sentimentos e pensamentos firmes, através de oraçãos, banhos, rezas etc.
Sabem "dar disciplina" de forma direta, quando preciso, até porque a Linha tem a regência de Mãe Iansã. São poderosos aliados da Umbanda e nos ajudarão em tudo o que for permitido pela Lei Divina. Mas desde que a pessoa não tenha má índole.
Seu objetivo e nos ajudar a manter uma conduta reta na vida, para que a Lei e a Justiça divina nos ampare.
Usam velas amarelas e chegam saudando a Bahia. São muito devotos de Nosso Senhor do Bonfim, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora dos Navegantes e Padre Cícero. Aceitam oferendas na natureza, ao lado de um coqueiro ou outro lugar especificado, gostam de batida de coco, água de coco e comidas típidas da Bahia.
São eles: Zé Baiano, Zé do Coco, Severino, Zé Pilintra, João do Coco, Simão, Pedro da Bahia, Maria Quitéria, Maria do Rosário e outros...
Pedimos aos Baianos que nos ajudem a lidar com as adversidades, que nos tragam alegria em nosso viver e que levem para longe o mal em nossas vidas.
Saravá a Bahia !!
Regência Pricipal: Iansã
Campos de atuação: Força Movimentadora
Cores: Amarelo, Branco e Vermelho
Pesquisa:
Texto: Baianos na Umbanda por Alexandre Cumino
http://uniespluzdooriente777.blogspot.com.br/2012/06/bainos-e-bainas.html



