top of page

"Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia..."

              Jer.4:3;Osé.10:12

          XANGÔ             JUSTIÇA E EQUILÍBRIO

 É o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e eqüidade, já que só concientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processo num fluir contínuo.

 Na linha elemental da Justiça, ígnea por excelência, Xangô e Egunitá são os pólos magnéticos opostos.

 O Orixá Xangô é o Trono Natural da Justiça, e está assentado no pólo positivo da linha do Fogo Divino, de onde se projeta e faz surgir sete hierarquias naturais de nível intermediário, pontificadas pelos Xangôs regentes dos pólos e níveis vibratórios intermediários da linha de forças da Justiça Divina. Estes sete Xangôs são Orixás Naturais; são regentes de níveis vibratórios; são multodimensionais e são irradiadores das qualidades, dos atributos e das atribuições do Orixá Maior Xangô. 

 Os Xangôs intermediários, tais como todos os Orixás intermediários, possuem nomes mântricos que não podem ser abertos ao plano material. Muitos os chamam de Xangõ da Pedra Branca, Xangô Sete Pedreiras, nomes simbólicos para os mistérios regidos pelos Orixás Xangôs intermediários. Só que quem usa esses nomes simbólicos não são os regentes dos pólos magnéticos da Linha da Justiça, e sim seus intermediários, que foram "humanizados" e regem linhas de caboclo que se manifestam no Ritual de Umbanda Sagrada, comandando as linhas de trabalhos, de ação e reação.

 Logo, se alguém disser, eu incorporo o "Xangô tal", com certeza está incorporando seu Xangô individual, que é um ser natural de 6º grau vibratório, ou um espírito reintegrado às hierarquias naturais regidas por estes Xangôs. Nem no Candomblé se incorpora um Xangô de nível intermediário ou qualquer outra Orixá desta magnitude. Mas no geral, todos incorporam seu Orixá individual natural, ou um espírito reintegrado ás hierarquias naturais, e portanto, um irradiador de um dos aspectos do seu Orixá Maior.

 

 

 

 

 

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE XANGÔ

 Os filhos de Xangô, têm muita energia auto estima e a consciência de serem importantes e respeitáveis. São fortes, podem beirar o autoritarismo, ousados, cheios de iniciativa, obstinados, agem com estratégia e geralmente conseguem o que querem. Tudo o que fazem, marca de alguma forma sua presença. Fazem questão de viver ao lado de muita gente e não gostam de serem esquecidos. Muito racionais e meditativos, quando emitem sua opinião é para encerrar o assunto. Conscientemente, são incapazes de serem injustos com alguém. O poder e o saber são os seus grandes objetivos.

 Quem tem a proteção de Xangô, sente que nada e nem ninguém abate um filho desse Orixá. Podem até conseguirem levá-lo ao fundo do abismo, mas depois de algum tempo ele resnasce com mais vigor e volta a enfrentar o mundo de peito aberto, sem medo.

 Sobre o lado negativo, podemos citar o fato de tornarem-se muitas vezes calados e fechados, não abrem mão das suas opiniões, e são, por vezes, ranzinzas, vingativos e intratáveis.

 

 

Cor:  Marrom

Dia da semana: Quarta-feira

Data Comemorativa: 24 de junho

Saudação: Cao Cabeicilê - que significa " Venham ver o Rei descer sobre a Terra" 

Símbolo:  Os machados de duplo corte, que significam a alma em busca de equilíbrio e é                                         também o símbolo da imparcialidade. A balança que significa a justiça de Oxalá. 

Ponto de força: Pedreiras

Irradiação: Justiça

 

 

 

 

 

 

Fonte:

www.umbandacarismática.org.br

Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada, Rubens Saraceni

 

 

 

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
  • Twitter Clean
  • w-facebook
  • w-youtube
  • w-flickr
bottom of page