top of page

"A linha do oriente

É linha diferente

Pois nela vem ciganos

Confortar essa corrente.

A linha do oriente

É linha de Umbanda

Pois nela vem ciganos

Que sabem vencer demanda"

Título do Site

CIGANOS

   Na Umbanda, a presença de Ciganos tem sido cada vez mais constante e, em muitos Terreiros, eles próprios já pedem para que seus médiuns trabalhem com a roupa branca e tenham apenas os seus elementos magísticos, como lenços, baralhos, espelhos, adagas, anéis e outros. Em suas festas, podem ser utilizados violinos, a cítaras, a violas, pandeiros e outros instrumentos característicos. A saudação a eles é: Salve os Ciganos! Optchá!

    Na Linha dos Ciganos encontramos espíritos que tiveram encarnações como ciganos e também espíritos que foram atraídos para essa linha por afinidade com sua magia. É por isso que eles não têm obrigatoriamente que falar espanhol ou romanês, ler cartas ou fazer advinhações. Há os espíritos ciganos que fazem isso porque já o faziam quando encarnados, mas muitos outros não.

    O “povo” cigano tem suas cerimônias próprias e tem seus rituais coletivos adaptados à Umbanda e suas sessões são muito apreciadas e muito concorridas, pois seus trabalhos estão voltados para as necessidades mais terrenas dos consulentes.

    É uma linha espiritual em franca expansão e temos até linhas de esquerda “ciganas”, tais como a do Senhor Exu Cigano e da Senhora Pombagira Cigana, muito procurados pelos consulentes quando se manifestam nas sessões de trabalhos espirituais.” (Saraceni, Rubens – Umbanda Sagrada – Editora Madras).  É uma linha espiritual especial, cujas entidades trabalham na irradiação dos diversos Orixás, mas louvam sua padroeira, Santa Sara Kali. Seus trabalhos também podem ser sustentados por Pai Ogum – Orixá do ar , ordenador dos caminhos – e por Mãe Egunitá/Oroiná – o fogo purificador – pois os ciganos sempre estão ao redor de suas fogueiras.

    Na Umbanda, atuam como Guias espirituais de maneira extremamente respeitosa e sempre procuram mostrar o caráter fraterno do povo cigano, seu respeito com o alimento e a capacidade de repartir o pão. Aceitam o ritual umbandista, como meio evolucionista, e retribuem com suas ricas orientações e com a alegria de seus cantos e de suas danças.

    É fato que algumas pessoas erroneamente procuram essa linha para pedidos obscuros e quase sempre dominantes, no entanto, estão indo em sentido totalmente contrário à função dos Guias Ciganos, estão totalmente equivocados pois Eles agem no astral justamente Libertando e nunca prendendo, seja em que sentido for, seja no sentido religioso, amoroso, profissional… os Ciganos Libertam, Amam e Transformam em nome da vida em alegria e da alegria em espírito.

    Portanto, vale a pena, viver, vivenciar, louvar e se emocionar diante desses espíritos tão iluminados que com o olhar lêem nossa vida e com o sorriso falam em nossa Alma.

 

 

                     “O céu é meu teto, a terra minha pátria e a Liberdade é minha Religião”

 

 

 

 

 

 

Fontes:

http://umbandaeucurto.com/umbanda-eu-curto/2015/historia/ciganos-na-umbanda/#.Vqeqj4UrLIU

http://www.minhaumbanda.com.br/blog/?p=2646#more-2646

 

 

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
  • Twitter Clean
  • w-facebook
  • w-youtube
  • w-flickr
bottom of page