

ORIXÁS
A Umbanda trás em seus fundamentos o culto e respeito a essas forças geradoras de energia, que se complementam para cumprir o equilíbio das Leis Divinas. A essas energias, dá-se o nome de Orixás, que são os maiores responsáveis pela manutenção do equilíbrio necessário à dinâmica evolutiva das raças que habitam na Terra.
Assim, cada Orixá representa uma força da natureza, que reverenciamos através das forças elementares oriundas da água, da terra, do ar e do fogo. É essa força, que em equilíbrio, nos proporciona auxílio para os problemas que enfrentamos no dia-a-dia.
A energia Divina representativa em cada Orixá, se combina, se conjuga e se harmoniza, desdobrando-se em outras energias que dão origem a outras manifestações da Força Divina na Natureza.
Orixás não encarnaram, não tiveram uma vida corpórea na Terra. São energia emanadas da própria natureza, denominadas Orixás Maiores. Estes são o topo de uma hierarquia que se desdobra em outros sete "Orixás Menores" (Espíritos Superiores não reencarnacionais) que são chefes de Legiões; Legiões que se dividem em Falangese Sub-Falanges, que também possuem Chefes e entidades chefes de Grupamentos.
Orixá dentro do culto Umbandista não incorpora. O que se vê dentro de vários terreiros, templos, tendas e etc., são os Falangeiros dos Orixás, ou seja, Espíritos de grande força espiritual, de grande Luz, que trabalham sob as Ordens de uma determinado Orixá.
A cada Orixá está associada uma personalidade e um comportamento. Cada pessoa recebe a influência de um Orixá que será seu protetor por toda a vida.
Assim, mesmo que a entidade se identifique como Oxóssi, não é o Orixá em si, mas está identificando sua Linha vibratória. Isso explica porque pode em um mesmo trabalho ou simultanemente em vários locais, haver entidades com o mesmo nome.
Quando cultuamos nossos Orixás, cultuamos também as forças elementares oriundas da água, da terra, do fogo e do ar, etc. É por isso que todo Umbandista deve o mais frequentemente possível, conforme sua disponibilidade, procurar estar em contato com a natureza, uma vez que é nela que percebemos mais claramente o recebimentos das energias provenientes dos Orixás, sendo tal contato, meio de ligação direto com nosso Criador.
Texto extraído do site: www.genuinaumbanda.com.br