top of page

 Entidade é o nome dado a todos os espiritos que estão em determinada faixa de vibração astral que atuam dentro da Umbanda. Conforme seu grau de elevação espiritual, esses espíritos são levados a fazer parte de uma falange (agrupamento de espíritos), afim de atuarem, aprenderem e evoluirem espiritualmente. Lá eles permanecem até possível volta para uma reencarnação ou a evolução para um plano espiritual superior.

 São as entidades que incorporam nos rituais de Umbanda. A função das entidades pertencentes às falanges é justamente vir à Terra e executar o trabalho ordenado pelo Orixá. São as entidades os portadores das forças divinas que correspondem aos Orixás.

 As entidades que trabalham na Umbanda se apresentam em dois graus hierárquicos, a saber:

  • Guias (que podem ou não ser chefes de falange ou de legião);

  • Protetores.

 A cada falange corresponde a vibração original de um Orixá. As outras seis falanges deste Orixá correspondem ao cruzamento de sua energia original com a dos demais. Um exemplo de como ocorre esse cruzamento entre as linhas de Umbanda é a linha de Ogum Beira-Mar, que vem a ser o cruzamento da linha de Ogum com a de Iemanjá.

 Quando um médium trabalha com uma determinada entidade, ele não trabalha com um único espírito. O que ocorre é que todos os espíritos que constituem determinada falange  atuam numa única faixa vibratória com a qual penetram na faixa vibratória do médium. Em outras palavras, os espíritos não trabalham isoladamente, mas em "falange", todos em uma única vibração. Isso explica porque podemos encontrar entidades de mesmo nome atuando em locais diferentes à mesma hora, a até mesmo no mesmo local. As entidades trabalham em multiplicidade, cada uma conservando o nome e as características do chefe da falange que compõem.

 

 

 

 

Texto extraído do site: www.umbandagenuina.com.br

 

 

 

 

 

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
  • Twitter Clean
  • w-facebook
  • w-youtube
  • w-flickr
bottom of page