
" Evolução é a razão básica da exitência do ser. Existimos para evoluir."
Mestre Rubens Saraceni

OBALUAYÊ
EVOLUÇÃO
Evoluir significa crescer, aprimorar, lapidar, transformar, crescer mentalmente, passar de um estágio a outro, ascender em uma linha de vida de forma contínua e estável. Significa uma renovação contínua do ser, uma reposição constante de valores, deixando para trás conhecimentos ultrapassados, hábitos e costumes inadequados, atitudes e posturas velhas decadentes. Significa procurar continuamente o movimento e a estabilidade em nossas vidas.
Pai Obaluayê é o orixá que desperta em cada um de nós a vontade irresistível de seguir adiante, de alcançar um nível de vida superior, para chegar mais perto de Deus. Ele é o orixá do bem-estar, da busca de melhores dias, de melhores condições de vida, de sabedoria e de razão.
A evolução é uma situação pessoal. Ninguém evolui no lugar do outro ou pelo outro. E o mais importante é que ninguém evolui de forma isolada; ninguém evolui sozinho. O próprio Universo é um fantástico entrelaçamento de forças e formas.
Obaluayê é o Pai que, juntamente com Mãe Nanã, sinaliza as passagens de um estágio de evolução a outro. Ambos são orixás terra-água, têm magnetismo misto, pois na terra está a estabilidade e na água a mobilidade.
Enquanto Mãe Nanã decanta os espíritos que irão reencarnar, Pai Obaluayê estabelece o cordão energético que une o espírito ao corpo (feto) e reduz o corpo plasmático do espírito, até que fique do tamanho do corpo carnal alojado no útero materno.
Na Umbanda, esse Pai é evocado como senhor da almas, dos meios aceleradores de sua evolução. Quando um ser natural de Obaluayê baixa num médium e giro no Templo, todos sentem uma serenidade e um bem estar imenso, pois ele traz em sim a estabilidade, a calmaria e a vontade de avançar, de ir para mais perto de Deus.
Esse Pai rege a linha das almas ou corrente dos Pretos-Velhos, que traz a natureza medicinal de Obaluayê, orixá curador. Muitos têm sido curados, após clamarem por sua interseção. Os Pretos-Velhos nos transmitem paz, confiança, esperança e bem-estar.
Irradiação - Transmutação - Evolução
Campo de Atuação - Transformação e evolução dos seres
Elementos - Terra e Água
Cores - Violeta (também o branco, o prateado e bicolor - branco e preto
Data Comemorativa - 16 de agosto
Dia da Semana - Segunda-feira
Sincretismo - São Roque (também com São Lázaro celebrado em 17/12)
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OBALUAYÊ
São pessoas que se ocultam sua individualidade sob uma máscara de austeridade, têm muita dificuldade de se relacionar, pois são muito fechados e calados.
Os filhos de Obaluayê são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.
Às vezes são doces, mas geralmente são pessoas que possuem manias de velhos como as rabugices.
Gostam da ordem, gostam que as coisas saiam da maneira que planejaram. Não são do tipo que levam desaforo pra casa e se sentirem ofendidos responde no ato, não importa a quem. Pensam que só eles sofrem e que ninguém os compreende. Não possuem grandes ambições.
Convivem melhor com pessoas idosas do que com as mais jovens. Não têm a paciência necessária para suportar arroubos da mocidade. Mesmo os Filhos de Obaluaê com menos idade sempre procuram pessoas mais velhas para conviver.Não gostam de aglomerações, preferem isolamento, utilizando seu tempo em coisas que consideram de maior utilidade. Raramente se abrem a respeito de seus problemas, preferindo “curtir” a mágoa ou a dor sem participar a ninguém. Muito sentimentais e profundamente negativistas.
Fonte de pesquisas:
Saraceni, Rubens - Manual Doutrinário, Ritualistico e Comportamental Umbandista.
Site:
http://minhaumbandaquerida.blogspot.com.br/2012/02/caracteristicas-dos-filhos-de-obaluae.html