top of page

" A morte é um ato de vida"

Rubens Saraceni

               OMULU                    A MORTE DOS CICLOS

  Omolu é o Orixá assentado na Linha da Geração, onde é o Regente do Equilíbrio na Criação Divina. Pai Omulu é o Guardião da Vida. É rigoroso, mas compreensivo, ainda que não o demonstre.O Orixá Omolu paralisa tudo aquilo que atenta contra os Sentidos da Vida.

  Assentado na sétima linha de forças, a Linha da Geração ou da Vida, polariza com Mãe Iemanjá que enquanto é geradora e estimuladora da Geração em todos os sentidos, tem em sua contraparte magnética Pai Omulu, com sua energia paralisadora daquilo que é gerado fora dos princípios da Lei Maior.

   É a Presença de Deus garantindo a Vida e a Geração. É a profundidade da Terra. As irradiações do Sagrado Pai Omolu garantem o equilíbrio da Criação, pois atraem para o Seu campo todos os seres que se desequilibraram e passaram a atuar de forma desvirtuada, atentando contra qualquer dos Sentidos da Vida.

   O magnetismo de Omolu é absorvente e suas ondas são alternadas.Omolu é também o Orixá que rege a morte física, ou seja, o instante seguinte à passagem do plano material para o plano espiritual (desencarne). Mas Omolu não traz a morte, como alguns parecem imaginar. Na verdade, Ele representa “a morte” daquilo que atenta contra o Sentido da Vida e da Geração, o que é bem diferente. E Omolu também não traz a doença. Ele traz, sim, “a morte” da doença, do desequilíbrio e do vício para viabilizar a restauração da saúde geral dos seres desvirtuados e desequilibrados (saúde espiritual, moral, mental, emocional e física).Ou seja: Omolu representa “a morte” no sentido de trazer o fim a um estado de doença ou de desequilíbrio e sempre para a preservação da Vida, no sentido mais elevado da palavra. Assim, quem de alguma forma atenta contra a vida do semelhante está “matando” o Sentido da Geração. Tudo isso é atraído para o campo de Pai Omolu, que irá acionar o Seu fator paralisador sobre aquele ser desvirtuado.

   Pai Omulu, de seu ponto de forças no campo-santo(cemitério). coordena todas as almas, após o desencarne, de acordo com a Lei Maior, mantendo-as no cemitério ou encaminhando-as ao umbral (purgatório), onde também é o regente.

   O Senhor Omulu é o chefe de todos os executores da Lei dentro da Linha das Almas e é, ele mesmo, o verdadeiro executor dos seres que caíram, por vários motivos, e que tem que pulgar os seus erros no astral inferior.

 

   Pai Omulu, o Sagrado Doador da Vida, nos resgate e encaminhe para a evolução!

 

 

Irradiação: Geração

Campo de atuação: Paralisador, gerando Estabilidade e Equilíbrio

Elementos: Telúrico (da Terra)

Cores: Roxo (também branco/preto/vermelho ou branco/preto juntos)

Data comemorativa: 02 de novembro

Dia da semana: Segunda-feira

Sincretismo: São Bento

Principais Ervas:Folha de Omulu(canela de cachorro), Pariparoba, Mamona, Cambará, Cravos e Crisântemos brancos ou lilás.

Ponto de Forças: cemitério "calunga pequena", mar "calunga grande" e caverna.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OMULU

  Os filhos de Omulu são insatisfeitos, nada está completamente bom para eles. Enxergam primeiro sempre o lado ruim. São de uma teimosia sem limites. Com a resposta sempre na ponta da língua, não levam desaforo para casa. São muito discretos, sem grandes ambições e muitos dados ao trabalho. Às vezes são pessoas doces. Têm forte tendência a doenças de pele, rosto e pernas. Gostam de tudo certo, no lugar, de ordem e, principalmente, de maneira planejada.

  São pessoas sérias, muito misteriosas e um tanto discretas. Costumam ter poucos amigos, porém conhecem muita gente pelos relacionamentos profissionais que estabelece ao longo de suas vidas.       Muitos consideram que os filhos de Omulu aparentam ter mais idade do que verdadeiramente possui, isso porque, além de serem pessoas bastante caseiras, são tímidas e introspectivas. Vivem em seu mundo. Tudo o que traz algo de oculto e místico atrai os filhos de Omulu. Gostam de estudar coisas misteriosas, meditação, banhos de cheiro, enfim, tudo o que mexa com as forças do universo, faz parte de sua vida. São admirados pelo seu grande poder de decisão. Diante de um problema não se deixam abalar. Analisam tudo muito bem e mesmo quando todos dizem que não vai dar, eles encontram a solução.

  Os regidos por Omulu levam suas vidas amorosas com discrição. Não gostam de pular de galho em galho. Geralmente namoram pouco tempo e se casam. Não acreditam em alma gêmea, e sim em companheirismo e cumplicidade. Para eles, ter uma pessoa disposta a viver tudo ao seu lado com respeito e tolerância vale mais do que viver uma louca paixão. Isso não quer dizer que não sejam românticos, mas preferem se dedicar carinhosamente para a pessoa escolhida a fantasiar alguém e uma relação que talvez nunca vá se concretizar. Não gastam seus tempos preocupados com traição ou ciúme. Confia em quem ama e ponto final. Se por algum motivo forem traídos, darão uma chance para explicações, mas dificilmente perdoarão o fato. Por mais felizes que estejam com seu relacionamento, existem momentos em que sentem profunda tristeza e precisam ficar sós. Isso passa a impressão à pessoa amada de que não está feliz ao seu lado, porém essa crise vem porque se envolvem com os problemas do mundo e não podendo ajudar acabam sofrendo.
  É no trabalho que se realizam por completo. Gostam de estar fazendo algo, de planejar novos caminhos, de criar novas soluções, por isso devem trabalhar na área de administração, engenharia, economia e política, fazem os filhos de Omulu se destacar. São ambiciosos e tudo o que fazem é pensando no dinheiro que poderá ganhar, no conforto que desejam ter. Não costumam confiar muito em colegas de trabalho, por isso mantém uma relação fria e distante com eles. Quando tem posição de comando, essa situação se intensifica e os filhos de Omulu podem trabalhar quase isolados. Apesar disso, quando trabalham em equipe, surpreendem pela facilidade com que passam seus conhecimentos e pelo verdadeiro desejo de ajudar.

 

 

 

Fontes:

http://umbandaeucurto.com/adriano-camargo/2015/teologia/omulu/#.VqJiWIUrLIU

http://www.umbandacarismatica.org.br/obaluae.php 

http://umbandaeucurto.com/a-religiao/orixas/omulu/#.VqJnL4UrLIU

Unknown Track - Unknown Artist
00:00 / 00:00
  • Twitter Clean
  • w-facebook
  • w-youtube
  • w-flickr
bottom of page